Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental

Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental

Percurso Formativo

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental oferece aos(às) alunos(as) uma formação rigorosa e abrangente, destinada a preparar profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.

Existe apenas uma área de concentração no programa, qual seja, Engenharia Ambiental. As linhas de pesquisa, por sua vez, permitem aos(às) alunos(as) aplicarem-se em áreas específicas. São elas:

As disciplinas obrigatórias do programa foram cuidadosamente selecionadas para proporcionar uma base teórica sólida aos discentes.

Para a linha de pesquisa

A disciplina obrigatória é: Hidrologia e Hidrodinâmica

A disciplina obrigatória é: Avaliação Ambiental de Sistemas

Para a linha de pesquisa

A disciplina obrigatória é: Processos Físico-Químicos em Engenharia Ambiental

Para a linha de pesquisa

A disciplina obrigatória é: Processos Biológicos em Engenharia Ambiental

Para a linha de pesquisa

A disciplina obrigatória é: qualquer uma das que são ministradas por docentes vinculados a essa linha de pesquisa

Para a linha de pesquisa

Para a linha de pesquisa

Além destas, existem outras duas disciplinas integradoras, sendo que a matrícula e aprovação em ao menos uma delas é obrigatória a todos os discentes ingressantes, seja em nível de mestrado ou de doutorado. São elas:

As disciplinas obrigatórias do programa foram cuidadosamente selecionadas para proporcionar uma base teórica sólida aos discentes.

A disciplina obrigatória é: Hidrologia e Hidrodinâmica

A disciplina obrigatória é: Avaliação Ambiental de Sistemas

A disciplina obrigatória é: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental

A disciplina obrigatória é: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental

A disciplina obrigatória é: qualquer uma das que são ministradas por docentes vinculados a essa linha de pesquisa

Além destas, existem outras duas disciplinas integradoras, sendo que a matrícula e aprovação em ao menos uma delas é obrigatória a todos os discentes ingressantes, seja em nível de mestrado ou de doutorado. São elas:

Validação de Créditos

Além das disciplinas oferecidas diretamente pelo programa, os(as) alunos(as) têm a possibilidade de validar créditos obtidos em disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação para integralizar o currículo. Esta flexibilidade permite que os discentes ampliem seus horizontes acadêmicos e incorporem conhecimentos de diferentes áreas e instituições. Também é possível validar créditos de disciplinas que foram cursadas enquanto aluno(a) matriculado(a) em disciplina isolada, facilitando a progressão dos estudos dentro do programa.

Mestrado em Engenharia Ambiental

Os alunos(as) matriculados(as) no programa de mestrado devem cumprir um total de 24 créditos. Destes, 18 créditos devem ser obtidos em disciplinas e/ou atividades complementares, garantindo um repertório teórico adequado ao nível de formação. Os créditos são distribuídos da seguinte forma:

• 9 créditos obtidos através de disciplinas eletivas, no mínimo.

• 9 créditos obtidos através de disciplinas e/ou atividades complementares, conforme melhor aprouver aos objetivos de pesquisa e formação do aluno.

• 6 créditos obtidos com a defesa e aprovação da dissertação.

Doutorado em Engenharia Ambiental

Para os(as) alunos(as) de doutorado, é exigido o cumprimento de 36 créditos. Destes, 24 créditos devem ser integralizados em disciplinas, assegurando uma formação teórica aprofundada. A distribuição dos créditos, portanto, é a seguinte:

• 12 créditos obtidos através de disciplinas eletivas, no mínimo.

• 12 créditos obtidos através de disciplinas e/ou atividades complementares, conforme melhor aprouver aos objetivos de pesquisa e formação do aluno.

• 12 créditos cumpridos com a defesa e aprovação da tese.

 

Sendo assim, com uma estrutura bem delineada e flexível, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental se destaca por oferecer uma formação de excelência, adaptada às necessidades e aspirações dos seus alunos(as), preparando-os para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.